Sabemos que quando escolhemos ter plantas nos jardins, elas precisam de vários tipos de cuidado. Mas, talvez poucas pessoas saibam que as suculentas são plantas que podem atrair ratos, especialmente se estiverem com fome e houver poucas outras fontes de alimento disponíveis. Dentro desse contexto, a suculenta pode ser atacada por roedores, que mastigam folhas, caules e até raízes. Para proteger suas plantas e espantar os ratos, veja abaixo algumas dicas.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Lantana
A melhor forma de espantar os ratos dos quintais é plantando espécies que servem como repelente, como no caso do hortelã, alecrim, arruda ou erva-de-santa-maria perto das suculentas. O cheiro dessas plantas ajuda a manter os ratos afastados. Outra dica é usar óleos essenciais que possuem aromas intensos à base de menta, eucalipto ou lavanda em torno das suculentas. Molhe algodões com esses óleos e distribua ao redor das plantas.
Para esses casos, os repelentes naturais também servem como uma boa alternativa, principalmente para não afetar a saúde das outras plantas. Assim, pulveriza as suculentas com uma mistura de pimenta caiena ou pimenta-do-reino e água. Os ratos não gostam do gosto picante e tendem a evitar plantas tratadas com esses ingredientes.
Se a situação se agravar, instale armadilhas ao redor das áreas onde as suculentas estão plantadas. Isso pode ajudar a capturar ratos e impedir que eles continuem a danificar suas plantas. Lembrando que manter o local limpo, sem restos de comida ou lixo, é algo fundamental para manter os ratos afastados. Certifique-se de que não haja frestas ou buracos por onde os ratos possam entrar.