Ranking: as 5 pimentas mais fortes do mundo
Você é daquelas pessoas que come pimenta malagueta como petisco e ainda acha fraco? Então que tal um desafio de verdade? A Escala de Scoville mede o grau de ardência/picância de um alimento a partir da Medida em Unidades de Calor Scoville (SHU). Descubra as cinco pimentas mais fortes do mundo a partir dela:
5. 7 Pot Primo – 1,4 milhões SHU
Uma das variedades das pimentas 7 Pot, a Primo foi desenvolvida por Troy Primeaux, um criador da Louisiana, nos Estados Unidos, a partir do cruzamento entre uma Naga Morich e uma Trinidad 7 Pot. Pequena e com uma textura enrugada, ela varia de amarela a vermelha dependendo do quão madura está.
4. 7 Pot Douglah – 1,8 milhões SHU
Mais uma da família das 7 Pot, a 7 Pot Douglah é originária do Caribe, e é criada no País Trinidad e em Tobago. A maioria das pimentas maduras é vermelha, mas essa se diferencia por sua cor marrom, que lhe rendeu o apelido “Chocolate 7 Pot”.
3. Trinidad Moruga Scorpion – 2 milhões SHU
Mais uma originária de Trinidad, mais especificamente da pequena cidade de Moruga, essa pimenta rara é pequena e pode ser vermelha ou laranja, além de ter uma forma irregular e uma superfície rugosa. Apenas colocar ela na língua já vai te dar uma coceira na boca. Segundo a CNN Brasil, ela é cerca de 200 vezes mais ardida do que pimenta dedo-de-moça.
2. Carolina Ceifeira – 2,2 milhões SHU
Essa pimenta foi desenvolvida por Ed Currie, diretor da empresa Pucker Butt Pepper Company, a partir do cruzamento da Habanero e Naga Bhut Jolokia. A vermelha é a mais conhecida, mas ela também tem variantes amarelas e de cor chocolate. É uma pimenta tão forte que você precisa até usar luvas para mexer nelas!
1. Pepper X – 2,6 milhões SHU
Em 2023, a Pepper X desbancou a Carolina Ceifeira e tomou para si o recorde de pimenta mais forte do mundo. Ela também foi criada por Ed Currie, da Puckerbutt Pepper Company.
Fonte: Globo Rural e CNN Brasil.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.