O Brasil é um país populoso quando o assunto é gatos e existem diversas espécies espalhadas pelos lugares, mas sendo na sua grande maioria vira-latas. Por causa disso, talvez poucas saibam que o Brazilian Shorthair, ou Pelo Curto Brasileiro, é a única raça de gato oficialmente reconhecida como brasileira e está cada vez mais inserida nos lares do país.
Essa belezinha felina, que por muito tempo foi confundida com um simples “vira-lata”, possui características únicas e um charme irresistível. Essa raça surgiu através do cruzamento entre gatos que foram chegando com colonizadores e imigrantes.
Conheça melhor o Brazilian Shorthair
A raça só foi protocolada em 2013, quando a Confederação Brasileira de Cat Show (CBKC) reconheceu oficialmente o Brazilian Shorthair, por conta de suas características únicas. Eles possuem porte médio, pelagem curta e densa e são popularmente conhecidos por ter um temperamento amigável e brincalhão, além de ter boa saúde. A cor dos olhos pode variar de acordo com a cor da pelagem, mas geralmente são grandes e expressivos.
A história do Brazilian Shorthair remonta à época da colonização, quando os europeus trouxeram seus gatos para o Brasil. Ao longo dos séculos, esses felinos se adaptaram ao clima tropical e se cruzaram com gatos locais, dando origem a uma raça forte e resistente.
Cuidados para ter com essa raça
Por ter uma pelagem curta, essa raça exige poucos cuidados, mas é indicado fazer uma semanal para remover os pêlos mortos e manter o brilho. Uma dieta balanceada e de qualidade é essencial para a saúde do seu Brazilian Shorthair. Consulte um veterinário para obter orientações sobre a alimentação mais adequada. Sobre a higiene, assim como outros gatos, sejam de raça ou não, é necessário manter a caixa de areia limpa, as tigelas de água e comida higienizadas e levá-los para consultas veterinárias regulares.