Quem produz mais oxigênio: árvores ou algas? Você vai se surpreender
É comum ouvirmos dizer que a Amazônia é o “pulmão do mundo”, por causa da quantidade de oxigênio produzida pela floresta. Mas quais são os maiores produtores de oxigênio do planeta?
Árvores ou algas?
Osvaldo Ulloa, PhD em oceanografia, acadêmico da Universidade de Concepción e diretor do Instituto Milênio de Oceanografia (IMO), no Chile, explicou ao National Geographic que 50% do oxigênio do planeta é produzida no oceano. A outra metade é feita na Terra. Ou seja: a divisão de oxigênio é praticamente igualitária entre terra e mar.
Vale destacar: o oxigênio produzido pelas algas é consumido em grande parte pelo ecossistema da vida marinha. Plantas e animais marinhos usam o elemento para respiração celular. O componente também é usado quando seres mortos se decompõem no oceano. Apenas cerca de 10% do oxigênio produzido por elas é liberado na atmosfera.
A vantagem das algas é que elas liberam muito mais oxigênio do que elas previsam. “O excesso de gás liberado na água passa para a atmosfera e fica disponível para os outros seres vivos”, comentou a bióloga Mutue Toyota Fujii, do Instituto de Botânica de São Paulo, com o Superinteressante.
Além disso, elas ocupam uma área bem maior do que a das árvores. “Afinal, 70% do planeta é coberto de água e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio”, declarou a bióloga, Estela Maria Plastino, da Universidade de São Paulo (USP), à Superinteressane
Segundo a US National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa), é difícil calcular com precisão a quantidade de oxigênio produzida no oceano, já que ela muda o tempo todo de acordo com a hora do dia e as marés.
A bióloga Estela Maria Plastino explicou que as espécies mais simples de algas, as algas azuis, já lançam oxigênio à atmosfera há 3,5 bilhões de anos. “Se isso não tivesse acontecido, plantas e animais nunca teriam surgido”, comentou Plastino.
Fonte: National Geographic Brasil e Superinteressante.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.