Apesar de algumas pessoas ainda terem preconceitos com gatos, os bichanos se tornaram ainda mais populares nos lares, provando que são ótimas opções de animais domésticos, sendo companheiros e leais aos seus donos. Além do Brasil, onde é possível encontrar gatinhos em diversas casas, esse fenômeno também é mundial e estudos indicam que existem cerca de meio bilhão de gatos domésticos em todo o mundo.
O número elevado de gatos em casa se deve a desmistificação de vários aspectos que foram criados sobre esses animais, nos quais afirmavam que eram frios, ariscos e nada companheiros. No entanto, ter um bichano pode trazer diversos benefícios, sendo bichinhos perfeitos para pessoas que moram em ambientes menores.
Conheça os benefícios de ter um gato
A interação com gatos, como acariciá-los e brincar com eles, pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo um estado de relaxamento. Tê-los por perto também pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, proporcionando conforto emocional e aliviando a sensação de solidão.
Lembrando que eles são animais divertidos e gostam de brincar, principalmente quando são filhotes e precisam gastar energia. Outro fator positivo de ter um gatinho é poder ver como eles criam uma independência, mas gostam de que seus tutores estejam por perto.
Benefícios para a saúde física
Estudos sugerem que a interação com gatos pode ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Outro destaque é o ronronar dos gatos que podem ter um efeito calmante que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Algumas pesquisas também indicam que ter um gato pode fortalecer o sistema imunológico, especialmente em crianças.