O cavalo, subespécie existente de Equus ferus, é uma mamífero que já existe há milhões de anos no planeta Terra e ao longo do tempo acabou passando por um processo de evolução, que o levou a ser grande e com apenas um dedo, trazendo um físico ainda mais atlético e musculoso.
Até a primeira metade do Século XX, os cavalos eram utilizados para ajudar durante o processo de agricultura e também nas guerras, onde servia como um meio de transporte para as armas, até que surgiram as máquinas e assim o uso do animal passou a ser diferente, sem arriscar muito sua vida.
Em média, a depender da raça e do uso dos cavalos, eles podem viver cerca de 25 a 30 anos durante sua trajetória e passagem na Terra. A vida útil do animal varia devido ao ambiente em que o equino está inserido e da maneira que o criador vai cuidar do cavalo.
Qual raça brasileira entre os cavalos mais se destaca?
Uma raça dos equinos que se desenvolveu no Brasil foi a manga-larga marchador, a qual surgiu há cerca de 200 anos, após o cruzamento de cavalos da raça Alter trazidos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal, e com outros cavalos selecionados pelos criadores da região de Minas Gerais, tendo seu local de origem o Sul de Minas, na cidade de Comarca do Rio das Mortes.
Os cavalos manga-larga marchador geralmente são usados muito no esporte, conhecido como hipismo, em provas de conformação, provas de marcha, enduro, cavalgadas e até mesmo para salto, que em caso de vencer muitos prêmios, o valor do animal pode ser aumentado em alguns milhões.