Quantos anos depois de parar de fumar o pulmão fica limpo, segundo os cientistas

Não é novidade para ninguém que fumar faz mal para a saúde, mas muitas pessoas ainda acreditam que os pulmões não demoram a se recuperar depois que você larga o cigarro. Mas a coisa não é bem assim… Uma revisão de estudos publicada no periódico científico The Lancet concluiu que a sua capacidade pulmonar pode continuar sendo afetada mesmo depois de 30 anos sem fumar.

“As diferenças anatômicas dos pulmões e das atividades dos genes alterados por causa do cigarro persistem por anos após o abandono do hábito”, declarou uma das autoras do estudo, a professora de medicina da Universidade Columbia (EUA) Elizabeth Oelsner.

A pesquisa foi feita com mais de 23 mil pessoas, com idade entre 17 e 93 anos, que participaram de estudos populacionais e fizeram pelo menos duas espirometrias, exame que mede capacidade pulmonar, entre 1983 e 2014.

No geral, todas as pessoas têm uma redução na função pulmonar após os 20 anos de idade. Esse é um declínio natural. Porém, o hábito de fumar acelera consideravelmente essa perda.

O declínio da função pulmonar de uma pessoa de meia-idade que nunca fumou é de 31,01 mL/ano. Para ex-fumantes, o declínio é de 34,97 mL/ano. Para quem continua fumando, o índice é de 39,92 mL/ano.

Fumar causa muitos outros prejuízos à saúde

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. O tabagismo contribui para o surgimento de vários tipos de câncer, além de outras enfermidades como “tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata”, etc.

No Brasil, a venda de cigarros é legal, mas existem algumas limitações. A venda e o consumo de cigarros, entre outros produtos fumígenos, são proibidos em ambientes coletivos fechados, seja privado ou público. Também é proibido fazer propaganda de cigarro na TV, na rádio, entre outros meios.

Fonte: VivaBem – UOL.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.