O tempo de vida de uma aranha pode variar de acordo com a sua espécie, onde no mundo existem mais de 48.000 já registradas e conhecidas por cientistas, podendo ser venenosas ou não, variando também em relação ao sexo do animal, onde no caso dos aracnídeos, as fêmeas geralmente vivem mais que os machos.
Por exemplo, uma aranha-caranguejeira fêmea pode viver até 20 anos, dependendo do ambiente em que vivem, porém, um macho da mesma espécie chega até no máximo 7 anos, pois ele morrer após o acasalamento, deixando as crias para os cuidados da mãe, que vai fazer todo o processo de adaptação dentro da natureza.
A partir de agora, confira exemplos de outras espécies e suas expectativas de vida:
- Aranha-de-jardim (Araneus diadematus): Essas aranhas vivem geralmente por cerca de um ano. Elas eclodem na primavera, amadurecem no verão e morrem no outono após colocarem ovos.
- Viúva-negra (Latrodectus spp.): As fêmeas podem viver até 3 anos em cativeiro, enquanto os machos geralmente vivem apenas alguns meses após o acasalamento.
- Tarântulas (Theraphosidae): As tarântulas têm uma das maiores expectativas de vida entre as aranhas. Algumas fêmeas podem viver por mais de 20 anos em cativeiro. Os machos, no entanto, vivem muito menos, geralmente apenas alguns anos após atingirem a maturidade.
- Aranha-de-porão (Pholcus phalangioides): Essas aranhas podem viver por cerca de 2 a 3 anos.
Quais as aranhas mais venenosas do Brasil?
Dentre as mais de 4.500 espécies existentes no Brasil, listamos as 4 espécies de aranhas venenosas que existem no Brasil, confira quais são:
- Aranha-Armadeira: se localizam em florestas tropicais da América do Sul, incluindo Brasil, Venezuela e Colômbia e possuem um veneno potente, que causam dor intensa, inchaço e até mesmo falência respiratória em casos extremos;
- Aranha-Marrom: as aranhas-marrom costumam viver em ambientes tropicais e se escondem dentro de objetos como redes, dentro de sapatos, entre outros. O seu veneno é muito forte, e podem causar lesões graves na pele, com possível necrose, além de fortes dores;
- Aranha-de-Sílex: tem como habitat natural as florestas tropicais da América Central e do Sul, Amazônia, por exemplo, as quais podem causar com sua picada dor intensa, problemas respiratórios e até mesmo paralisia;
- Viúva-Negra: a espécia é vista no Brasil a partir da coloração amarronzada, sendo conhecida por ser uma das mais venenosas do mundo, causando como sintomas dor abdominal intensa, espasmos musculares e, em casos raros, até mesmo a morte.