Quanto de areia colocar na caixa do gato: dicas para a caixa de areia perfeita
Acabou de adotar um gato e ainda não sabe muito bem como montar uma caixa de areia para o seu bichinho? Não precisa se desesperar porque nós vamos te ajudar. Confira:
Quanto de areia colocar na caixa?
O ideal é deixar entre cinco e sete centímetros de profundidade de areia. Além de deixar um bom espaço para o seu gato fazer suas necessidades, ela evita que a urina e as fezes entrem em contato com o fundo da caixa. O quanto de areia você vai gastar para criar essa profundidade depende das dimensões da sua caixa.
Sobre o tamanho da caixa, evite comprar caixas muito pequenas, porque os gatos gostam de ter espaço. Uma boa forma de escolher o tamanho da caixa é medir o seu gato, da ponta do nariz até o bumbum. A caixa deve ter essa medida uma vez e meia.
Falando da limpeza da caixa, a recomendação é retirar os dejetos do gato com uma pazinha pelo menos duas vezes por dia e trocar a areia uma vez por semana. Para limpar a caixa, evite usar produtos de limpeza com cheiros fortes, porque isso pode irritar o nariz do seu pet.
Quantas caixas de areia você precisa ter?
Principalmente se você tem mais de um gato em casa, não é uma boa ideia ter apenas uma caixa. O ideia é sempre ter uma caixa mais do que o número de gatos que você tem. Um gato, duas caixas; dois gatos, três caixas. e assim por diante.
Como fazer areia caseira para a caixa do seu gato?
Você pode fazer areia de amido misturando farinha de milho e fubá (ou farinha de mandioca). Você mistura um quilo de cada e peneire a mistura para remover grumos ou impurezas.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.