Quantas pessoas os hipopótamos matam por ano? Você vai se surpreender

Apesar de ser algo distante da nossa realidade, os hipopótamos são frequentemente citados como um dos animais mais perigosos para os humanos, mesmo que tenham uma aparência dócil, eles são extremamente territoriais e podem atacar sem aviso prévio. Existem vários registros de incidentes causados por esses animais, como o que ocorreu no rio Mtayamoyo, no sul do Malawi, localizado na África Central. 

Em 2023, uma manada de hipopótamos virou uma canoa e matou um bebê e deixou outras 23 pessoas desaparecidas no rio após o ataque. De acordo com a polícia local, 13 pessoas conseguiram escapar e pediram socorro. Infelizmente, esse não é um ataque isolado, pois no continente africano, os hipopótamos matam cerca de 500 pessoas por ano. Essa estatística os coloca no topo da lista de animais que mais causam mortes humanas, superando até mesmo grandes predadores como leões e tigres.

Por que os hipopótamos são tão perigosos?

Existem vários fatores que fazem com que esses animais sejam tão mortais. Um deles é serem territorialistas, fazendo com que se tornem agressivos ao defender o espaço que acreditam ser deles, tanto na água quanto em terra. 

Como são fortes, suas mordidas são poderosas e, apesar do tamanho, possuem uma grande capacidade de correr em terra, atingindo velocidades surpreendentes. Também são animais que conseguem caçar no escuro, graças à visão noturna, o que os tornam ainda mais perigosos. 

Seus ataques podem ser provocados por diversos fatores, como a invasão de seu território, a presença de filhotes ou simplesmente um mau humor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.