Quantas bananas posso comer por dia? Saiba o máximo recomendado

Já ouviu aquele ditado popular “tudo que é demais, sobra?”. Pois é, ele é bem aplicável a realidade. Até mesmo hábitos saudáveis, como comer bananas e até beber água, podem fazer mal se você adotá-los de forma exagerada.

Um dos principais nutrientes presentes na fruta é o potássio, fundamental para o bom funcionamento das células, dos nervos e dos músculos. A falta do potássio faz mal ao organismo, mas o excesso também pode ser prejudicial. Uma banana conta com 400 mg a 450 mg de potássio. A ingestão diária recomendada de potássio é de 2.500 mg a 3.000 mg. Você pode comer sete ou oito bananas para chegar ao limite máximo da ingestão diária recomendada.

Mas, quem tiver problemas renais ou qualquer condição que afete o equilíbrio da substância no corpo, precisa conversar com um médico ou nutricionista para determinar uma quantidade segura para o seu caso.

E vale lembrar: não é só a banana que tem potássio. Você também tem que considerar a quantidade do nutriente em outros alimentos do cotidiano, como tomate, abacate, espinafre e batata-doce.

Por que comer bananas demais pode prejudicar a saúde?

“O excesso de potássio pode levar a ritmos cardíacos anormais, como a fibrilação ventricular, que é uma arritmia perigosa. Em casos extremos e não tratados, a hipercalemia pode ser fatal. Além disso, níveis elevados de potássio podem afetar a função dos músculos e dos nervos, causando fraqueza muscular, paralisia e outros problemas de saúde”, explicou a nutricionista Daniele Borges ao R7.

Pessoas com o coração transplantado também devem ter um cuidado especial com a ingestão do nutriente, já que, é comum que elas tenham problemas de hipertensão ou insuficiência renal, o que dificulta que o potássio seja liberado na urina.

Fonte: R7.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

1 comentário
  1. […] das principais preocupações dos criadores de bananas é uma doença chamada murcha de Fusarium ou mal-do-Panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.