Quando chega a sexta-feira 13, donos de gatos pretos costumam ficar apreensivos por conta da cultura de matá-los nesse dia místico, principalmente os bichanos que têm acesso à rua. Por isso, é comum ver campanhas de conscientização sobre esse costume maldoso, que já não faz mais parte da nossa realidade.
Essa associação ocorre há milhares de anos e é um exemplo clássico de superstição, com raízes históricas profundas e baseadas em crenças antigas. Estudos indicam que essa tradição começou na Idade Média, um período marcado por superstições e medo do desconhecido. Nessa época, acreditava-se que gatos pretos eram animais associados à bruxaria, ao mal e ao diabo.
Por conta disso, a cor preta era vista como um símbolo de trevas e negatividade, e os gatos, por sua independência e hábitos noturnos, eram vistos com desconfiança.
Conheça melhor a relação dos gatos pretos com a sexta-feira 13
Nessas épocas antigas, também teve a conhecida “caça às bruxas”. Durante esse período, muitos gatos pretos foram mortos, pois se acreditava que eram transformações de bruxas ou seus companheiros demoníacos. A relação entre os bichanos a numerologia também é mística, pois o número 13 carrega consigo uma carga simbólica negativa em muitas culturas. Na última ceia, por exemplo, havia 13 pessoas presentes, e a sexta-feira foi o dia da crucificação de Jesus.
Por que essa crença persiste?
A superstição muitas vezes surge como uma forma de explicar o desconhecido e o inexplicável. Por causa disso, algumas culturas continuam cultivando esse tipo de desinformação, para manter a crença como forma de postergar alguns costumes, mesmo que sejam errados. Isso porque, a repetição constante de uma crença acaba por torná-la mais arraigada na mente das pessoas.
Entre essas crenças, tentam reforçar a ideia de que “gato preto dá azar”. Porém, não existe nenhuma base científica para essa crença. Gatos pretos são animais de estimação tão amorosos e leais quanto qualquer outra raça. A associação entre gatos pretos e a má sorte é apenas uma superstição sem fundamento.