Principais causas de morte súbita na cama durante o sono

Existem pessoas que idealizam morrer dormindo, como sendo sinônimo de bem-estar em um momento delicado que todos nós estamos propensos a passar, cada um de sua maneira. No entanto, A morte súbita durante o sono é na verdade um evento trágico e, muitas vezes, inexplicável. 

Embora possa ser assustador pensar nessa possibilidade, compreender as causas mais comuns pode ajudar a prevenir alguns desses casos. Isso porque, as principais causas são problemas que vão se acumulando dentro do nosso corpo e é preciso investigar alguns sinais para evitar que isso aconteça. 

Quais problemas de saúde podem resultar em morte súbita dormindo?

O primeiro deles são doenças cardíacas, que podem ser silenciosas. A parada cardíaca é a principal causa de morte durante o sono. Condições como doença arterial coronariana, arritmias cardíacas e cardiomiopatias podem levar a essa parada. Em casos graves, a insuficiência cardíaca pode levar ao acúmulo de líquido nos pulmões e outros órgãos, dificultando a respiração e aumentando o risco de morte durante o sono.

As doenças respiratórias também podem ser fatores prejudiciais, como apneia obstrutiva do sono, que é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. A apneia pode levar à falta de oxigênio no sangue e aumentar o risco de arritmias cardíacas e morte súbita. Em casos avançados, um coágulo sanguíneo no cérebro pode causar um AVC, que pode ser fatal, especialmente se ocorrer durante o sono.

Infelizmente, isso também pode afetar bebês com a Síndrome da Morte Súbita Infantil. A SMSI pode acontecer de forma inesperada em um bebê com menos de um ano de idade, aparentemente saudável, durante o sono. A causa exata ainda é desconhecida, mas fatores como posição para dormir, superaquecimento e compartilhamento da cama com os pais podem aumentar o risco.

Como prevenir a morte súbita durante o sono?

Ter os exames em dia é muito importante, assim a pessoa fica sabendo quais doenças precisam ser tratadas em caso de diagnósticos de doenças crônicas. Adote hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física regular e não fumar. Além disso, ter uma boa noite de sono, evitando o uso de álcool e cafeína antes de dormir, podem ajudar no processo de prevenção. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.