Na jardinagem, a cobertura mulch é uma maneira eficiente e natural de melhorar a saúde e a aparência do jardim, além de ter a função importante de reduzir a necessidade de manutenção contínua. Com a aplicação de uma camada deste material, o mulch pode oferecer diversos benefícios importantes, tanto que pode ser orgânico, como palha, lascas de madeira, folhas trituradas, cascas de árvores ou composto, ou inorgânico, como pedras, plástico ou tecido de paisagismo.
Confira também: Flores terapêuticas: Conheça seus benefícios e aplicações
Saiba quais são os benefícios do Mulch
Aplicar mulch no jardim pode ajudar a prevenir vários problemas, como a infestação de ervas daninhas. Isso porque o mulch bloqueia a luz solar necessária para a germinação das sementes de ervas daninhas, impedindo que elas consigam crescer, permitindo que a manutenção do jardim seja mais simples.
O mulch também conserva a umidade do solo, reduzindo a evaporação da água. Com esse tipo de retenção, permite que solo não tenha necessidade de regas frequentes, tornando o local em um ambiente mais estável para o crescimento das plantas.
Outro benefício do material é regular a temperatura do solo, pois o atua como um isolante, mantendo o solo mais fresco no verão e mais quente no inverno. Dessa forma, o mulch protege as raízes das plantas se estiverem em locais com temperaturas extremas.
Diante desse cuidado com o solo, o mulch também melhora a saúde dele, principalmente se utilizar materiais orgânicos, que decompõem ao longo do tempo, adicionando nutrientes ao solo. O resultado é positivo e melhora a fertilidade do solo e a estrutura do solo, promovendo um crescimento mais saudável das plantas.