Cozinhar feijão requer algumas técnicas antes do preparo de ir ao fogo e deixar de molho é algo recomendado para facilitar o processo. Inclusive, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre a necessidade de troca de águas e realmente é algo altamente recomendado trocar a água do feijão enquanto ele está de molho.
Essa prática traz diversos benefícios para o preparo do feijão, como eliminar substâncias indesejáveis. Durante o processo de molho, alguns compostos antinutricionais presentes no feijão, como os fitatos, se dissolvem na água. Ao trocar a água, você remove estes compostos, que podem dificultar a absorção de minerais como ferro e zinco.
Veja abaixo outros benefícios de deixar o feijão de molho
Um dos pontos principais de deixar o feijão de molho é agilizar o seu cozimento, pois os grãos incham e amolecem, o que reduz consideravelmente o tempo necessário para cozinhá-los. O benefício de trocar a água ajuda a eliminar o sabor forte e característico dos grãos crus, resultando em um feijão com sabor mais agradável.
A água do molho pode liberar algumas impurezas que formam espuma durante o cozimento. Ao trocar a água, você evita esse problema.
Como preparar feijão?
Antes de colocar o feijão de molho, lave-os em água corrente para remover impurezas. Em seguida, coloque água fria, em uma proporção de aproximadamente 2 vezes o volume dos grãos. O indicado é deixar de molho por pelo menos 8 horas, mas o ideal é deixá-lo de molho por 12 horas.
Após o tempo de molho, escorra a água e coloque os grãos em um recipiente limpo com água fresca. Depois, é só cozinhar o feijão normalmente.