Por que os vasos sanitários são feitos na cor branca?

Apesar de ser comum em diversos lugares pelo mundo, nem sempre os vasos sanitários eram padronizados com a cor branca. Tanto que, no Brasil, existem casas antigas, conhecidas popularmente como “casos de vô” que seguem a estética da década de 1970 e 1980 e eram coloridas, no qual se destacavam com tons de verde-abacate, rosa-antigo, azul-piscina e marrom. 

No entanto, alguns fatores fizeram com que essa moda deixasse de ser usada e a cor branca prevalecesse, apesar de algumas cores ainda estarem disponíveis nos mercados. Um dos principais motivos que fizeram a cor branca se destacar é a associação dela com a limpeza. Vasos sanitários brancos facilitam a visualização de manchas e sujeira, tornando a limpeza mais eficiente e garantindo uma aparência mais higiênica.

Saiba outros fatores que influenciaram os vasos ficaram brancos

O branco combina com qualquer decoração, seja ela moderna, clássica ou minimalista. Isso permite que o vaso sanitário se integre facilmente a diferentes estilos de banheiro. Além disso, essa cor se destaca por refletir a luz, dando a ilusão de um espaço maior e mais luminoso, especialmente em banheiros pequenos.

Lembrando que, com a alta demanda pela produção de vasos na cor branca, essa louça sanitária se tornou mais acessível e popular, superando outras opções de cores.

Mas por que não outras cores?

  • Manchas: Cores mais escuras tendem a acumular mais sujeira e manchas, tornando a limpeza mais difícil.
  • Aspecto visual: Cores vibrantes ou escuras podem causar um impacto visual muito forte, o que pode não ser agradável para todos os usuários.
  • Custo: A produção de vasos sanitários em outras cores pode ser mais cara, pois exige pigmentos e processos de fabricação mais complexos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.