O canto noturno dos pássaros é um fenômeno fascinante que intriga observadores e pesquisadores há séculos. Apesar de serem seres associados ao dia, existem algumas espécies que cantam à noite e os motivos podem variar de acordo com a ciência, porém, também existem pessoas que acreditam que isso pode ser mau presságio, ao se basear em superstições antigas em vez de fatos científicos.
Entre as espécies que cantam a noite estão as corujas, bacuraus, sanhaços e atobás. Cientificamente, existem diversas razões pelas quais os pássaros podem cantar à noite, e elas variam de espécie para espécie. Espiritualmente, algumas tradições acreditam que o canto noturno representa uma conexão mais profunda com o universo, enquanto outros o veem como um sinal de proteção ou orientação espiritual.
Por que os pássaros cantam à noite?
Um dos principais motivos é atrair parceiros, pois durante o dia, muitos pássaros cantam à noite para atrair parceiros para a reprodução. A ausência de outros sons noturnos pode tornar o canto mais audível, aumentando as chances de encontrar um parceiro. Também é um mecanismo de proteção de território, além de ser uma forma de comunicação em bando.
O significado espiritual do canto noturno
Como dito acima, o chilrear (cantar) noturno pode ser interpretado como uma forma de comunicação do mundo espiritual ou dos ancestrais. Em culturas como as norte-americanas, nativos acreditavam que as corujas estavam mandando sinais espirituais.
Também pode ser associado ao ritual de namoro, representando o desejo e a paixão, já que os pássaros usam isso como forma de atrair parceiros para a reprodução. Existem alguns lugares que associam o canto ao símbolo de transformação e essa interpretação é apoiada pela ideia de que os pássaros são vistos como símbolos da jornada e evolução da alma.
Além disso, também pode significar esperança, encorajando-nos a confiar no processo e permanecer positivos, sendo também um sinal de proteção.