Por que os cachorros tremem? 8 possíveis motivos

Qualquer comportamento anormal que um cão apresenta, é um sinal de alerta para sabermos exatamente o que está acontecendo com eles. Se o tutor notar que o seu cachorro está tremendo demais, essa resposta pode variar bastante. Isso porque, as tremedeiras em cães podem ter diversas causas, desde as mais simples e inofensivas até as mais complexas e que exigem atenção veterinária.

Saiba 8 motivos que podem fazer um cão tremer:

  • Frio: Assim como nós, os cães sentem frio e podem tremer para se aquecer.
  • Medo e ansiedade: Situações como tempestades, fogos de artifício, visitas ao veterinário ou a presença de estranhos podem causar tremores em cães ansiosos.
  • Excitação: Muita energia e emoção podem fazer com que o cão treme levemente, como antes de uma brincadeira ou quando vê seu tutor chegando em casa.
  • Dor: Doenças, lesões ou dores podem causar tremores musculares.
  • Problemas neurológicos: Algumas doenças neurológicas podem causar tremores involuntários.
  • Intoxicação: A ingestão de substâncias tóxicas pode causar tremores como um dos sintomas.
  • Problemas metabólicos: Doenças como a doença de Cushing ou o hipotireoidismo podem causar tremores.
  • Idade: Cães idosos podem apresentar tremores devido à degeneração muscular ou neurológica.

O que fazer para o cão parar de tremer? 

Somente tremer, pode não ser um sinal tão alarmante, principalmente se tiver um contexto onde o animal não está se sentindo confortável por exemplo. Mas, se for acompanhado de vômito, diarreia, perda de apetite, letargia ou dificuldade para andar, é necessário levá-lo ao veterinário com urgência. 

O especialista poderá fazer alguns exames físicos ou coletar sangue para saber mais detalhes do que está acontecendo. Essa coleta poderá mostrar se o cão está com alguma alteração nos órgãos internos ou infecções. Para identificar possíveis fraturas, tumores ou outras alterações ósseas e, em alguns casos, também pode pedir uma ultrassonografia para avaliar órgãos internos como fígado, rins e coração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.