Por que não pode tomar relaxante muscular depois do treino

Começou a sentir todos os seus músculos doendo depois de um treino pesado e pensou “e se eu tomar um relaxante muscular para aliviar?”. Nada disso! Entenda por que não é uma boa ideia usar medicação para a dor pós-treino.

O relaxante vai bloquear as informações que vão do músculo ao seu cérebro, mas a dor continua lá – mesmo que você não consiga senti-la. E qual o problema em não sentir dor? Sem sentir essa dor, pode ser que você volte a exercitar a região em excesso, o que aumenta o risco de lesões.

“A dor é um fator protetor, se alguma parte do seu corpo dói é um alerta para proteger a região e não forçar mais para não machucar. É importante respeitar o sinal e não ocultá-lo”, explicou Ricardo Eid, especialista em medicina do esporte e exercício, ao VivaBem – UOL.

Além disso, o especialista explicou que existem remédios nessa categoria de relaxante muscular que podem alterar, retardar ou inibir a eficiência da contração muscular. Ou seja: eles podem acabar minimizando os resultados do seu treino. Para completar, esses medicamentos podem causar queda de pressão arterial e até fraqueza.

“Então o que eu faço com a dor do pós-treino?”

Normalmente, a dor depois de musculação é comum e perfeitamente inofensiva. Mas, se elas demorar mais de 72 horas para passar ou for assimétrica, pode ser sinal de algo mais grave, como uma lesão, então é melhor procurar um médico.

No caso de uma dor comum, a melhor fórmula de recuperação é descansar e repor nutrientes através da alimentação – para quem faz exercícios de alto impacto, uma dieta adequada é fundamental. Você também pode colocar gelo sob os músculos para aliviar a dor. Ao VivaBem, o especialista Ricardo Eid explicou que você também pode entrar na piscina – a compressão da água alivia a dor – ou fazer massagem com rolinhos e aparelhos de eletroestimulação.

Fonte: Kestal e VivaBem – UOL.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.