O porquinho-da-índia, conhecido como cobaia, cobaia-andino e preá-do-reino, é uma espécie de roedor sul-americano da família dos caviídeos, que também inclui outros animais dentro desta família, tais como os preás, mocós e maras, onde possuem em média tamanhos pequenos e até porte mediano.
Por todo seu pequeno tamanho e fofura, os admiradores de animais de pequeno porte podem criar um porquinho-da-índia no Brasil, caso você não tenha tanto espaço em casa e queira uma companhia para cuidar e receber carinho, já que é uma espécie que se mostra muito sociável com as pessoas.
Considerado um animal doméstico, pela legislação o porquinho-da-índia pode ser comprado ou adotado no Brasil, assim, qualquer pessoa que tiver o interesse pelo animal pode fazer a aquisição do pet dentro de lojas especializadas e pet shops, caso estejam atentas as burocracias, como é feito com outros domésticos.
Para a melhor segurança do porquinho-da-índia, recomenda-se que os seus tutores comprem um gaiola com cerca de 120 cm de comprimento por 160 cm de largura, no mínimo, para que o animal tenha a sua casinha e consiga fazer suas necessidades fisiológicas e viver em local arejado e com certo conforto para melhor qualidade de vida.
De que se alimentas os porquinhos-da-índia?
Os porquinhos-da-índia geralmente se alimentam de feno, frutas e ração específica, sendo o primeiro necessário sempre estar presente. As frutas para estes animais são oferecidas em forma de petisco, tendo com principal parte da dieta a ração, que é dada duas vezes ao dia para o consumo. A seguir, veja lista de opções de frutas, vegetais e verduras para os porquinhos-da-índia:
- maçã;
- tomate;
- melão;
- alfafa;
- couve;
- pepino;
- cenoura.