As plantas podem ter várias finalidades e o ato de usá-las para fins medicinais percorreu por séculos, sendo uma das principais maneiras de desenvolver remédios em épocas que a ciência não era tão desenvolvida. No Brasil, os povos originários também foram responsáveis por desenvolver remédios naturais, sendo algo bastante cultuado em nosso país até hoje.
Confira também: Cerrado: A riqueza e a importância do segundo maior bioma do Brasil
Por conta disso, no Brasil, é permitido ter plantas medicinais em casa para uso pessoal. Muitas pessoas cultivam plantas medicinais em casa para tratar pequenas condições de saúde, como chás, infusões ou cataplasmas. Entre as plantas medicinais populares que podem ser cultivadas em casa estão a hortelã, camomila, erva-cidreira, babosa (Aloe vera), e manjericão.
Lembrando que só é possível comercializar essas plantas com as regulamentações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros órgãos competentes. Outro detalhe é saber quais plantas são permitidas, como no caso da cannabis, que é popularmente conhecida como flor de maconha, que possua restrições legais, sendo seu cultivo permitido apenas sob condições específicas e com autorização para fins medicinais, de pesquisa ou industriais.
É preciso se atentar nas legislações locais, que podem variar de região para região. Algumas plantas são proibidas em determinados locais, então é bom certificar-se de que as plantas que você deseja cultivar não estejam na lista de plantas proibidas ou controladas.
Antes de se automedicar, saiba exatamente quais serão os benefícios, tendo conhecimento sobre a planta, pois o uso incorreto pode causar danos à saúde.