Pode ter papagaio em casa? É proibido ter o animal no Brasil?
O papagaio tem como nome científico Amazona e é uma ave característica da América, existindo desde o sul do México até o Caribe e a América do Sul, sendo também conhecido pelos louros, ajerus, ajurus, jerus e jurus, os quais no Brasil são famosos por imitar palavras emitidas pelas pessoas.
No Brasil, atualmente, o papagaio pode ser adquirido como um animal doméstico por qualquer indivíduo sem que haja uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), porém, o órgão exige que você apresente a comprovação legal da origem do animal, desde a compra em um criatório autorizado.
A nota fiscal de comprovação legal da origem do seu papagaio vai servir como um documento de prova em casos de fiscalização do IBAMA, necessitando ser apresentada durante o pedido do Instituto, que é importante para manter a legalidade dos animais em lares domésticos, sem que haja suspeita de tráfico ilegal de animais silvestres, que acontece muito na Amazônia, por exemplo.
Porém, de acordo com a legislação ambiental (art. 29 da Lei 9.605/98 e o art. 24, parágrafo 3°, Ill, do Decreto 6.514/2008), caso você não apresente o seu documento comprobatório da origem da sua ave silvestre, será enquadrado como um crime ambiental.
O que comem os papagaios?
Caso esteja pensando em comprar um papagaio ou já possui um, veja o que pode ser consumido pelo seu animal diariamente e o que ele precisa comer, confira:
- Frutas: algumas frutas podem fazer parte da dieta do seu papagaio, tais como a maçã, banana, pêra, mamão e melão;
- Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola estão liberados para o consumo do animal;
- Legumes: a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados, caso estejam cozidas e sem temperos;
- Sementes: algumas sementes servem como petisco para os papagaios, mesmo com poucos nutrientes essenciais.