Pode levar cachorro no Uber? Saiba as regras da empresa
O Uber facilita muito a nossa vida, mas e na hora que você precisa transportar um animal? Descubra se você pode levar seu cachorro – ou outro pet – na viagem do aplicativo.
Segundo leis estaduais e federais, os motoristas têm obrigação legal de aceitar as solicitações de viagens de usuários com animais de serviço e não pode negar a solicitação por causa de “alergias, medo ou objeções religiosas”. Confira a definição do site: “Um animal de serviço é um animal treinado especialmente para trabalhar ou executar tarefas para um indivíduo com deficiência.”
O motorista pode perguntar se a pessoa precisa do animal por causa de alguma necessidade especial e qual trabalho ou tarefa ele foi treinado para realizar, mas não pode exibir documentação comprovando que o animal é de serviço. Também não é obrigatório que o animal use uma coleira de identificação ou tenha um registro.
E quando não é um animal de serviço? Pode levar no Uber?
Neste caso, não é proibido nem obrigatório que o motorista aceite transportar o seu animal. A Uber recomenda que você entre em contato com o motorista antes da viagem para avisar que você quer levar o seu pet junto com você (a Uber não transporta animais desacompanhados). O aplicativo também recomenda que você leve uma caixa de transporte ou cobertor para ajudar a manter o veículo limpo.
Outra forma é usar a nova modalidade da plataforma, a “Uber Pet”. Neste caso, o ideal é reservar a viagem com cerca de 30 minutos de antecedência. A modalidade está disponível em 17 capitais brasileiras:
- Curitiba
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Porto Alegre
- Fortaleza
- Brasília
- Salvador
- Recife
- Manaus
- Campinas
- Goiânia
- Belém
- São José dos Campos
- Florianópolis
- Natal
- Sorocaba
- Vitória
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.