Quem tem notebook, pode ter se perguntado sobre o tempo que o aparelho pode ficar conectado na bateria, já que existem vários fatos e mitos em torno dessa informação. Apesar das novas tecnologias, são poucos computadores móveis acessíveis que possuem uma bateria de longa duração, que pode durar um dia inteiro de trabalho. Por conta disso, é natural que em dado momento, eles precisem ser carregados novamente.
No entanto, existem pessoas que também possuem o hábito de sempre usá-los conectados na energia. A boa notícia é que a maioria dos notebooks modernos, com baterias de íon de lítio, tolera muito bem ficar conectado à tomada o tempo todo. Ao contrário das antigas baterias de níquel-cádmio, as atuais não sofrem com o efeito memória e não são danificadas por cargas frequentes.
Cuidados recomendados para ter com o notebook
Nos notebooks novos, a estrutura de hardware responsável pelo funcionamento da bateria raramente falha, fazendo com que o risco de algum curto ou sobrecarga aconteça. Assim, permite que o aparelho fique seguro. Mas, se atente em alguns cuidados para que a bateria tenha uma longa duração, como evitar deixar o notebook em locais muito quentes, pois o calor excessivo pode danificar a bateria e outros componentes.
Usar o aparelho em locais ventilados também pode ser uma boa ideia, para evitar o superaquecimento. Lembrando que, mesmo que as baterias modernas tenham uma resistência melhor a muitos ciclos de carga, é recomendado que você descarregue a bateria completamente a cada 3 meses e a carregue novamente. Isso ajuda a calibrar a bateria e garantir um melhor desempenho.
Outro detalhe é que, apesar do avanço da tecnologia, as baterias têm uma vida útil limitada. Com o tempo, a capacidade de armazenamento da bateria irá diminuir, independentemente de como você a utiliza.