Pode dar dipirona para cachorro? Pets têm remédio específico! Conheça
A dipirona é um medicamento é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) com ação antitérmica (alívio de febres) e analgésica (alívio de dores), o qual pode ser encontrado nos balcões de todas as farmácias de todo o Brasil, porém, apesar de ser um dos analgésicos mais utilizados pelos humanos, não precisa ser indicado para os cachorros, já que existe um remédio específico.
Para os caninos, há um tipo de medicamento com a dipirona específico e indicado para que eles possam ingerir e solucionar os estados dolorosos agudos ou crônicos e febris, de variadas etiologias. A Dipirona Biovet é um remédio específico para os animais domésticos, sejam eles cães ou gatos, que podem ser utilizados caso seja indicado por um profissional veterinário.
Apesar da existência da dipirona específica para os cães, o tradicional medicamento para os humanos pode é permitido sim dar dipirona para cachorro, pois não há uma contraindicação sobre a substância que está presente na composição do medicamento, mas, com o desenvolvimento de diversos tipos de analgésicos para animais, os veterinários não costumam indicar.
Quais remédios os cachorros devem ficar longe?
Dentre os remédios utilizados pelos seres humanos, uma lista de 10 deles são muito contra indicados para os cães, já que possuem substâncias extremamente tóxicas para o organismo dos caninos e eles podem apresentar sinais e sintomas perigosos a sua saúde. A seguir, confira a lista destes remédios que os humanos devem deixar longe de seus pets:
- Paracetamol;
- Ibuprofeno;
- Benzodiazepinas;
- Antidepressivos;
- Aspirina;
- Antibióticos;
- Anti-histamínicos;
- Diuréticos;
- Remédios descongestionantes;
- Medicamentos para a tireóide.