O ovo é uma fonte de proteína bastante utilizado, no qual se destaca por suas várias maneiras de ser consumido. A dúvida sobre o consumo diário de ovos é bastante comum. E a resposta é: para a maioria das pessoas, comer um ovo por dia é seguro e pode trazer diversos benefícios à saúde.
Conhecido como multivitamínico da natureza, o ovo possui um perfil nutricional impressionante e pode ser uma ótima fonte de proteína, além de fornecer vitaminas essenciais e minerais cruciais para a nossa saúde. No entanto, pessoas com problemas de colesterol ou alergia ao ovo devem consultar um médico ou nutricionista antes de aumentar o consumo.
Por que os ovos são bons para a saúde?
Por ser rico em proteínas, comer ovos pode ajudar no crescimento muscular, reparo tecidual e produção de enzimas e hormônios. Também se destacam por ter vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina D e minerais como selênio e zinco, importantes para o bom funcionamento do organismo.
Outro nutriente positivo no ovo é ter colina, substância que auxilia no desenvolvimento do cérebro e das funções cognitivas. Por fim, também ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.
Comer um ovo por dia geralmente é seguro e pode trazer diversos benefícios para a saúde. No entanto, é importante considerar as suas necessidades individuais e consultar um profissional de saúde para uma orientação personalizada.
Quais são os possíveis impactos negativos?
Apesar dos benefícios, é importante ressaltar que a gema do ovo é rica em colesterol. No entanto, estudos recentes mostram que o colesterol do ovo não eleva significativamente o colesterol ruim (LDL) na maioria das pessoas. Além disso, o ovo pode causar alergia em algumas pessoas e nesses casos não é indicado o consumo, mesmo que por um bom motivo.
Outro alerta é para o consumo excessivo de proteínas, que pode sobrecarregar os rins, especialmente em pessoas com problemas renais pré-existentes.
[…] cozinhava, você já se deparou com a surpresa de quebrar um ovo e descobrir que ele tinha duas gemas? Para uma crença de origem judaica, esse é o um ótimo […]