A babosa é uma das plantas mais populares entre os brasileiros e pode ser encontrada no jardim de milhares de pessoas. Também conhecida por Aloe vera, ela é uma planta medicinal e possui diversos benefícios para a saúde, podendo ajudar no tratamento do refluxo e gastrite, aliviar a prisão de ventre e até na prevenção de cáries dentárias. Além disso, é amplamente conhecida por ser usada em cosméticos e, talvez poucas pessoas saibam, que pode ser consumida internamente, desde que alguns cuidados importantes sejam tomados.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Azaleia
A babosa pode ter alguns benefícios se adicionada na dieta, porém, não é indicada para mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com problemas renais ou hepáticos e o consumo excessivo pode levar a alguns efeitos colaterais. Um dos principais modos de consumir a babosa é na forma de suco, mas ainda assim, existem algumas ressalvas sobre.
Tanto que, em 2011, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de produtos com a planta para consumo alimentar, por não ter evidências científicas suficientes que comprovem a segurança desse uso. De acordo com alguns estudos, consta que a babosa possui antraquinonas, compostos tóxicos de efeito laxante e que podem causar irritação no intestino quando consumido em excesso.
No entanto, existem profissionais que defendem a sua ingestão por conta das propriedades imunológicas que podem acrescentar no nosso sistema. Isso porque a planta consegue estimular a secreção de enzimas digestivas, neutralizando os ácidos do estômago e, por isso, pode aliviar prisão de ventre. Mas, não é recomendado fazer o uso sem prescrição médica sobre a quantidade que possa ser ingerida.