Transportar animais de estimação pode ser desafio, principalmente se tiver que fazê-lo em ônibus urbanos (municipais). No Brasil, não é incomum ver pessoas com seus animais em caixa de transportes, mas é importante seguir as regulamentações, que podem variar conforme a legislação da cidade.
De um modo geral, normalmente existe um limite limite de peso, que costuma ser entre 8 e 10 kg. Cães de pequeno porte são mais facilmente aceitos, mas cães de porte grande podem ser um problema, a não ser que, ele seja um cão-guia.
Outros detalhes para transportar o cão no ônibus municipal
Em muitos municípios, o transporte é liberado dentro de uma caixa ou bolsa de transporte apropriada e ventilada, que deve estar no colo do tutor ou em local designado. Certifique-se de que o animal esteja limpo, em odores fortes, e com a vacinação em dia, para evitar problemas de saúde. Alguns locais também exigem que o tutor tenha o comprovante de vacinação.
Sobre tarifas, isso varia de cidade para cidade e pode existir uma tarifa extra para transportar o animal. Verifique se há essa cobrança específica e se atente aos valores para não ter surpresas durante o trajeto. Além disso, algumas empresas permitem o transporte de animais apenas fora do horário de pico, para evitar lotação e possíveis desconfortos aos outros passageiros.
Exemplos de cidades com regras para transporte de cães em ônibus
Em São Paulo, a legislação permite o transporte de cães e gatos de até 10 kg em ônibus municipais, desde que estejam em caixas de transporte. Já no Rio de Janeiro, só é permitido animais de até 8 kg, dentro das caixas apropriadas.