Sabemos que na natureza, existem uma enorme diversidade de plantas e, entre elas, a categoria de plantas venenosas que podem representar um risco significativo se não forem manuseadas e cultivadas com cuidado. Por conta disso, separamos as cinco espécies populares que possuem toxinas e é preciso ter precauções se for ter contato com elas.
Confira também: As melhores plantas para purificar o ar do seu quarto
1. Beladona
Seu nome científico é Atropa belladonna e é uma planta que atravessou os séculos e segue sendo uma das venenosas. Ela é uma planta perene com flores roxas em forma de sino e bagas pretas brilhantes. Por conta disso, pode parecer inofensiva, mas ela possui toxinas na sua estrutura como atropina e a escopolamina, que podem causar alucinações, paralisia e morte.
Para manuseá-las, é preciso usar luvas e evitar qualquer tipo de contato com a pele. Caso queira tê-la em casa, é indicado plantar em áreas inacessíveis a crianças e animais de estimação. Em caso de ingestão, procure ajuda médica imediatamente
2. Dedaleira
Ela é uma planta bienal e se destaca com flores tubulares que podem ter várias cores, como roxo, rosa e branco. Sua toxicidade se dá nos glicosídeos cardíacos, como a digitoxina, que podem causar náuseas, vômitos, diarreia, problemas cardíacos e morte. Se for mexer com ela, precisa de luvas e, em seguida, lave bem as mãos.
3. Teixo
Ela pode ser encontrada como árvore ou arbusto, com folhas escuras e bagas vermelhas. Possui alcaloides taxanos, que podem causar paralisia, insuficiência respiratória e morte. Assim como as outras plantas citadas, é indicado usar luvas e deixá-las fora do alcance de crianças e animais.
4. Oleandro
É um arbusto ornamental com flores que podem ser brancas, rosas ou vermelhas. Na sua composição, possui glicosídeos cardíacos, que podem causar náuseas, vômitos, arritmias e morte. Também é indicado usar luvas e lavar bem as mãos após manusear a planta.
5. Ricina
É uma planta perene com folhas grandes e sementes altamente tóxicas. Ela contém ricina, uma das substâncias mais tóxicas conhecidas, que pode causar náuseas, vômitos, convulsões e morte. Além de manusear a planta com luvas, é indicado não ter contato com as sementes.