As plantas possuem vários benefícios para a nossa saúde, até mesmo quando são venenosas, ao saber manuseá-la da maneira correta. Há milhares de anos é cultuada em vários locais do mundo plantas medicinais, que muitas das vezes podem ter toxinas. Além de ser cultural, cientistas também se interessam em saber quais são as propriedades terapêuticas escondidas nas plantas tóxicas e como podem ajudar em um tratamento paralelo ao farmacêutico.
Confira também: Reino Plantae: Compreendendo o mundo das plantas
Existem várias plantas que podem ser perigosas como no caso da Tripterygium wilfordii, conhecida como Thunder God Vine. Ela é considerada amplamente tóxica, mas cientistas estudaram que ela pode ter propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras. Através dessa descoberta, eles puderam explorar ainda mais essa espécie e desenvolver medicamentos para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.
Entre essas pesquisas também foi explorada a Colchicum autumnale, conhecida como cólquico. Ela é altamente tóxica por causa da substância colchicina, mas quando bem trabalhada, pode ser efetiva no tratamento da gota, uma doença que causa inflamação e dor nas articulações.
De uma maneira geral, apesar da toxicidade das plantas, elas podem oferecer medicamentos poderosos e dão um caminho alternativo para desenvolver outras formas de cura. Vale ressaltar que para isso, a planta para por um processo intenso de extração de determinados componentes ou a combinação com outras substâncias, pode modificar sua toxicidade e potencializar seus efeitos terapêuticos.
Como no caso da Beladona, que contém alcaloides tropânicos com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, mas seu uso requer acompanhamento médico devido à alta toxicidade.