Plantas tóxicas para gatos: cuidado com estas 4
Quem tem gato, sabe que são bichinhos curiosos e muitas vezes podem se envolver em encrenca por causa disso. Além disso, também são animais que podem ser sensíveis e as plantas podem ser algo prejudicial, precisando ter cuidado redobrado no momento de tê-las em casa, mantendo algumas espécies longe do alcance deles. Isso porque, muitas plantas populares que fazem parte dos nossos lares podem não ser prejudiciais para nós, mas podem colocar em perigo o animal de estimação.
Confira também: Planta Jade: Como cultivar e cuidar
Lírio (Lilium spp.)
Popular por causa da sua beleza, os lírios precisam ficar longe dos gatos pois são considerados extremamente tóxicos para eles. Todas as partes da planta, incluindo folhas, flores e pólen, podem causar insuficiência renal aguda. Os sintomas de intoxicação podem ser vômito, letargia, perda de apetite e, em casos graves, falência renal.
Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.)
Ela faz parte dos lares brasileiros principalmente por causa do seu simbolismo de afastar o mal olhado e a inveja, mas, é um planta perigosa para os bichanos. Isso porque, ela possui cristais de oxalato de cálcio que podem irritar a boca e o trato gastrointestinal, que pode causar salivação excessiva, dificuldade para engolir, vômito e irritação na boca.
Espirradeira (Nerium oleander)
Ela é uma planta perigosa por ter substâncias como glicosídeos cardíacos que afetam o coração e o sistema nervoso. Além disso, pode causar sintomas como vômito, diarreia, ritmo cardíaco anormal, tremores e, em casos graves, morte.
Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)
É uma planta muito popular no quintal das casas, mas é bastante perigosa por ter cristais de oxalato de cálcio, causando irritação intensa. Os sintomas da intoxicação podem ser salivação excessiva, irritação oral, dificuldade para engolir e vômito.