Quando escolhemos ter animais de estimação, sabemos que é preciso ter alguns cuidados adicionais, além de pensar no tipo de ração e o conforto do bichinho. Com as plantas, é preciso ter uma atenção redobrada, principalmente se o animal for filhote, que costumam ser mais curiosos, possibilitando que mastiguem plantas que podem ser tóxicas para eles. Saiba quais plantas é indicado manter longe dos animais.
Confira também: Espada de São Jorge: Significado, cuidados e ideias de decoração
Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
Apesar da sua popularidade e ser presente no jardim de milhares de pessoas, ela é uma planta perigosa para os animais por ter oxalato de cálcio, que pode causar irritação na boca, dificuldade para engolir, vômitos e salivação excessiva.
Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.)
Também é uma planta popular que pode ser encontrada tanto no quintal como dentro de vasos em ambientes fechados, principalmente por causa do seu simbolismo místico de afastar energias negativas. É indicado mantê-la longe dos animais por causa dos cristais de oxalato de cálcio, que causam dor intensa na boca, vômitos, dificuldade para respirar e, em casos graves, inchaço da garganta.
(Cyclamen spp.)Ciclâmen
É uma planta perigosa e sua ingestão pode causar sintomas de vômitos, diarreia, e, em casos graves, arritmias cardíacas e convulsões.
Azaleia (Rhododendron spp.)
O perigo dela é ter substâncias conhecidas como grayanotoxinas, que podem causar vômitos, diarreia, fraqueza e, em casos graves, morte.
Confira outras plantas que podem ser tóxicas
- Jiboia (Scindapsus aureus)
- Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
- Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima)
- Filodendro (Philodendron)
- Folha da fortuna (Kalanchoe spp.)
- Copo de leite (Zantedeschia aeothiopica)
- Cheflera (Schefflera arboricola)
- Primula ou primavera (Primula abconica)