Quando o assunto é cobrir o solo com plantas, é natural pensarmos em gramas, já que são versáteis e criam um paisagismo verde e vívido. No entanto, existem outras plantas rasteiras que podem ser usadas para a mesma finalidade, dando um ar diferente para os jardins e campos. Confira abaixo outros tipos de plantas que substituem a grama verde padrão:
Grama-preta (Ophiopogon japonicus)
Ela pode ser utilizada tanto na sua forma original como anã, pois são excelentes para cobrir o chão em locais em que a luz não tenha acesso, fazendo com que espécies de gramas tradicionais não consigam germinar. Além disso, a grama-preta consegue criar uma textura semelhante à um gramado, tendo um tom de verde escuro.
Periquito-vermelho (Alternanthera ficoidea ‘Bettzickiana‘)
Apesar do nome peculiar, essa espécie se destaca por causa dos tons das folhas, que podem variar entre rosa ao bordô. Outra vantagem dela, é ser resistente ao sol, tanto que, quanto mais luz direta, mais a sua cor ganha efeito. É uma planta que suporta um certo nível de alagamento e precisa de uma grande quantidade de água.
Gota-de-orvalho (Evolvulus pusillus)
Além de ter uma beleza particular, com pequenas flores brancas, também é uma boa alternativa se quiser cobrir e embelezar algum campo. Se estiver em um ambiente propício, é capaz de adquirir um belo gramado coberto de gotas. Ela também possui a vantagem de suportar locais secos, algo surpreendente vindo de uma planta tão delicada.
Senecio Azul – Senecio mandraliscae
É uma suculenta que pode ser usada como rasteira em jardins, pois sua folhagem possui um crescimento cheio e denso, que tende ser para baixo. Assim como outras suculentas, possui uma folhagem exótica e com uma coloração azulada, que traz ainda mais beleza para qualquer jardim.