Plantas que queimam a pele: cuidado com estas 5

Algumas plantas possuem toxinas que podem ser prejudiciais para nós de várias formas, mas, a mais comum delas é através do contato direto com a pele. Em casos mais graves, algumas espécies podem gerar queimaduras, principalmente para pessoas que possuem alergias e muitas vezes não sabem. Essas reações podem ser desde irritações leves até queimaduras mais sérias, por isso, se atente a essas plantas comuns que podem gerar esse resultado.  

Confira também: Como plantar e cuidar da Samambaia Paulistinha

Comigo-ninguém-pode

É uma planta extremamente comum e faz parte dos lares de milhares de pessoas por causa de sua beleza e por ter um simbolismo místico de afastar inveja e mal olhado. Ela pode gerar queimaduras por causa dos cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação intensa na pele, nos olhos e na boca. O contato pode levar a sensação de queimação, vermelhidão e bolhas.

Hera venenosa 

O nome popular dela já diz que é uma planta que precisa ter alguns cuidados, principalmente com a seiva. Essa planta possui urushiol, uma substância oleosa que pode causar dermatite de contato, resultando em erupções cutâneas, bolhas e coceira severa.

Urtiga 

Conhecida por causar urticária, essa planta possui toxinas nas folhas e nos caules, liberando substâncias irritantes através dos pelos como histamina e ácido fórmico ao serem tocados, causando coceira, vermelhidão e sensação de queimadura.

Figueira

O perigo desta planta está na sua seiva leitosa que pode causar fotodermatite, uma reação que ocorre quando a pele, após contato com a seiva, é exposta à luz solar, resultando em queimaduras e bolhas.

Mamona

Outra planta bastante popular e talvez poucas pessoas saibam que o perigo dela está nas sementes, que contém ricina, uma toxina extremamente perigosa, mas o contato com a seiva também pode causar irritação na pele e olhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.