Ter aquário em casa é uma ótima forma de decorar o ambiente e ter a oportunidade de cuidar dos peixes de uma forma gratificante. Mas, se quiser elaborar ainda mais essa experiência, saiba que ter um aquário plantado precisa de alguns cuidados importantes para manter o ecossistema saudável. Assim, as plantas para aquário devem ser escolhidas com cuidado para não influenciar negativamente no bem-estar dos peixinhos.
Confira também: Quais são as plantas mais fáceis de cuidar na primavera?
Plantas para aquários
- Rizoma: Também conhecida como rosetas, elas são bastante populares para serem criadas em aquários comuns. Se destacam por ter baixa manutenção, algo que facilita o cuidador em manter o local saudável. Elas possuem tamanho médio e diversas cores e formatos, sendo indicadas para praticamente qualquer ambiente.
- Musgos: Os musgos também estão entre os favoritos para aqueles que procuram plantas que tenham fácil manutenção. Elas são resistentes e sobrevivem em locais com baixa iluminação e não precisam de adição de CO2.
- Plantas carpete: Além de embelezar o aquário são relativamente fáceis de cuidar, mas precisam de um substrato fértil, o que pode ser um pouco mais complicado para aquaristas iniciantes.
Benefícios de ter plantas nos aquários
Apesar de embelezar o aquário, as plantas possuem outros benefícios, ajudando a manter um ambiente confortável para os pets aquáticos. Segundo os estudos de especialistas, os peixes se sentem melhor com a presença delas, criando um ambiente parecido com seu habitat natural. Além disso, as plantas para aquário possuem um papel fundamental de auxiliar no equilíbrio de substâncias da água, tornando-a mais saudável e agradável para os nadadores.