Plantas medicinais que nascem no quintal: saiba como cultivar

As plantas, além de ter um papel fundamental no equilíbrio da natureza, também podem ser uma ótima opção como decoração, visando manter o ambiente fresco e purificado. Mas, além da infinidade de propriedades, elas também são usadas para fins medicinais, algo que ocorre em diversas culturas ao longo da história para tratar uma variedade de condições de saúde. 

Confira abaixo algumas plantas que são medicinais e como cultivar 

Aloe Vera

Também conhecida como babosa, o seu dela é utilizado para tratar queimaduras, cortes, irritações na pele e problemas digestivos. Além disso, ela também possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Cultivá-la em casa é algo simples, pois ela é resistente e não precisa de muitos mecanismos para se ter em casa, em vasos, ou no jardim. 

Para crescer saudável, ela precisa de um vaso com orifícios de drenagem ou um solo bem drenado. O correto é manter o solo úmido, sem ser encharcado, lembrando que em climas mais úmidos ou frios, a rega pode ser menos frequente.

Camomila 

É popularmente conhecida na forma de chá, por ser calmante. No entanto, ela também pode ajudar na digestão, aliviar cólicas e dores de estômago, além de ser indicada para tratamento de insônia e ansiedade. Para ter em casa, é preciso se atentar para alguns critérios, pois é uma planta que precisa de um solo com pH ideal do solo é entre 6,0 e 7,5.

É indicado ser plantada na primavera, depois da última geada, ou no outono em climas mais quentes. Enquanto as sementes estão plantadas, a rega precisa ser suave, somente para umedecer o solo. Apesar disso, o solo não precisa de fertilizantes. Lembrando que suas folhas podem crescer e, caso necessário, troque para um vaso maior. 

Gengibre

O cultivo do gengibre é algo gratificante, pois pode ser plantado para fins medicinais e gastronômicos. Para a saúde, ele é indicado para tratar náuseas, problemas digestivos, inflamações e dores musculares. Isso porque ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Para cultivar em casa, é preciso de espaço, no jardim ou em vasos grandes. Para o solo, use uma mistura de solo bem drenado, rica em composto orgânico e solta. O melhor é escolher rizomas de gengibre frescos e saudáveis ​​com brotos ou “olhos” visíveis, assim terá mais facilidade de criar raízes. Os rizomas gostam de umidade, então a rega é algo importante durante a germinação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.