Plantas medicinais mais poderosas: tenha estas 5 em casa

A indústria farmacêutica é extremamente importante, mas existem pessoas que procuram alguns meios naturais principalmente para curar doenças leves. Para isso, é possível cultivar plantas acessíveis em casa que podem ajudar nesse processo de procurar uma forma alternativa para aliviar alguns sintomas. Veja abaixo cinco espécies que podem ter diversos benefícios e são fáceis de cultivar. 

Confira também: Plantas perfeitas para ambientes de pouca luz solar

1. Aloe Vera (Babosa)

Conhecida popularmente por Babosa, ela é uma planta extremamente popular no mundo dos competições, mas também por suas suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes. É excelente para tratar queimaduras, cortes, e problemas de pele. É através do seu gel das folhas que é possível extrair os benefícios, podendo ser aplicado diretamente na pele ou misturado em sucos e smoothies para ajudar na digestão.

2. Hortelã (Mentha)

Também é bastante famosa e conhecida por ajudar em sintomas digestivos, servindo como antiespasmódicos e refrescantes. Também tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Pode ser usada em chás para aliviar problemas digestivos, como náuseas, além de ajudar a refrescar o hálito e aliviar dores de cabeça.

3. Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Por ter propriedades calmantes e ansiolíticas, a erva-cidreira é excelente para aliviar o estresse, a ansiedade e ajudar no sono. O chá é adocicado e pode promover relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

4. Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Além de ser uma ótima erva para fins culinários, também se destaca como uma planta medicinal por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes. É conhecido por melhorar a memória, a circulação e aliviar dores musculares.

5. Manjericão (Ocimum basilicum)

Também é bastante usado na cozinha, mas o manjericão tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. É ótimo para tratar problemas respiratórios, melhorar a digestão e aliviar o estresse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.