Cultivar plantas em água pode ser uma escolha interessante e, para isso, é preciso saber quais espécies são hidroponia, plantas que podem ser cultivadas na água. Além de ser uma maneira bonita e prática de decorar sua casa, mantê-la direto em vasos com água podem reduzir a necessidade de cuidados com o solo e a sujeira. Confira abaixo algumas espécies que servem para esse tipo de cultivo.
Confira também: Flores comestíveis: Um guia completo para cultivar e cozinhar
Um detalhe importante é que, apesar das plantas serem resistentes nesse tipo de cultivo, é preciso de alguns cuidados fundamentais como trocar a água pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de bactérias. Outro detalhe é usar água filtrada ao invés da torneira, pois a água corrente pode conter cloro e outros produtos químicos prejudiciais.
Se notar que a planta não está crescendo ou ficou com aspecto opaco, é preciso utilizar fertilizante líquido diluído, mas de forma moderada. O sol também pode ser importante para algumas espécies, principalmente de forma indireta.
Plantas que podem ser cultivadas em águas
Jiboia: Ela é uma das mais populares para esse tipo de cultivo por conta de sua resistência e a facilidade de cuidar dela. O motivo disso é que as raízes crescem facilmente na água.
Lírio-da-paz: É uma planta popular, mas talvez nem todos saibam que é uma espécie que pode ser cultivada em água. Mas, ela consegue se adaptar facilmente e terá folhas brilhantes e um crescimento satisfatório. No entanto, é preciso se atentar que ela é uma planta que precisa de luz indireta para crescer bem.
Bambu-da-sorte: Além de ter um significado místico, capaz de atrair sorte, ela é uma planta que é frequentemente cultivada em vasos com águas e pedras. Vale lembrar que ela não é realmente um bambu, mas um tipo de Dracaena.
Hera-Inglesa: É uma ótima escolha para se ter em casa por crescer bem na água e ser uma planta pendente que chama a atenção por sua beleza.