A planta Terramicina se destaca nos jardins por ter folhas com tom avermelhado e é bastante conhecida por ser usada de forma medicinal. Outro destaque dela é a facilidade do cultivo em quintais de casa. Entre as funções medicinais, ela possui efeitos antifúngicos, antigripais, antinflamatória, diurética, antiviral e antibiótica. Confira abaixo outros detalhes da Terramicina.
Confira também: Veja quais são as melhores plantas para ambientes internos
A Terramicina possui o nome científico Alternanthera brasiliana e também pode ser encontrada pelo nome popular “doril”, muito utilizada pelos fármacos como antibiótico de origem natural. Entre as principais funções medicinais está no impedimento do desenvolvimento de bactérias através da produção de proteínas, exercida pela substância oxitetraciclina.
Ela é efetiva no tratamento de bactérias que podem se desenvolver em organismos infectados por IST’s, como a gonorreia e clamídia. Além disso, é um antibiótico para combater dores intensas, como cólicas menstruais, e outras doenças infecciosas.
Como usar a Terramicina?
Ela pode ser encontrada em forma de cápsulas e pode ser ingerida com água e leite e precisa saber qual a dose deve ser tomada. Outra forma de usá-la é a forma injetável intramuscular. Também é popular na forma natural através de chás e pomadas para tratar a presença de germes em regiões cutâneas ou, até mesmo, oculares.
Vale ressaltar que, apesar de ser um planta medicinal, é preciso ter a orientação correta médica para saber se pode ou não usá-la. Existem algumas contra indicações e cuidados durante o tratamento, principalmente em relação a alergias que podem gerar se a pessoa for propícia.