O nome da planta popularmente é Quebra Demanda, porém seu nome verdadeiro é Ficus pumila, que também pode ser conhecida como figueira-trepadeira ou figueira-repolhuda. É bastante utilizada para paisagismo devido à sua capacidade de cobrir superfícies verticais, como paredes e cercas. Mas, é preciso ter alguns cuidados ao ter contato com ela.
Confira também: A beleza perigosa da Comigo-Ninguém-Pode: Cuidados e características
De modo geral, a Quebra Demanda não é considerada uma planta venenosa para humanos ou animais de estimação. No entanto, o látex (seiva) produzido pela planta pode causar irritação na pele e nos olhos de pessoas sensíveis. Por conta disso, é indicado usar luvas quando for fazer algum tipo de manuseio com ela, para não gerar algum tipo de irritação.
Como Cuidar da Quebra Demanda
Ela é uma planta que gosta de luz, mas pode tolerar sombra parcial. Apesar disso, evite deixá-la em locais com sol de forma direta pois isso pode queimar suas folhas. Sobre a quantidade de água, é preciso deixar o solo úmido, mas não mas não encharcado. Regue regularmente, permitindo que a camada superior do solo seque entre as regas.
Quando for cultivá-la, saiba que o solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Sobre a adubação, é indicado fertilizar mensalmente durante a primavera e o verão com um fertilizante equilibrado diluído pela metade. Já a poda, também é algo fundamental para o seu crescimento para mantê-la da forma desejada.
Como dito acima, ela pode ser usada para cobrir superfícies verticais, criando uma aparência verde e natural. Também é indicada para decoração de jardins, pois é um planta capaz de cobrir solo em jardins e paisagismo. Caso queira cultivá-la em ambientes internos, ela pode ser criada em vasos ou como planta de interior, desde que receba luz suficiente.