Planta muito comum nas residências pode causar risco de morte

Apesar das plantas oferecerem diversos benefícios para a nossa saúde, principalmente quando as colocamos em ambientes internos onde podem purificar o ar e remover toxinas, existem várias espécies comuns que fazem parte dos nossos lares que podem representar sérios riscos à saúde, tanto para humanos quanto para animais de estimação. Entre elas, algumas podem causar sintomas graves e, em casos extremos, até risco de morte. Veja abaixo algumas plantas que se enquadram nessa categoria. 

Confira também: Coqueiros de jardim: Aprenda a trazer beleza e elegância ao seu espaço

Comigo-ninguém-pode 

Bastante popular por conta do seu simbolismo de afastar energias negativas, é preciso tomar cuidado com ela  pois todas as suas partes possuem oxalato de cálcio, que pode causar irritação severa na boca, garganta e trato digestivo. A ingestão pode levar a inchaço, dificuldade para respirar, e em casos graves, asfixia. Ela é prejudicial principalmente para crianças e animais de estimação que podem mastigar as folhas. Caso tenha em casa, deixa fora do alcance em algum lugar alto. 

Espada-de-São-Jorge 

Ela também é uma planta popular por conta do seu significado, sendo cultuada em várias religiões como um símbolo de proteção. Mas, ela possui saponinas, que podem causar náusea, vômito e diarreia se ingerida. Embora não seja geralmente fatal, pode causar desconforto significativo. É perigosa para animais como cães e gatos, que são mais vulneráveis à ingestão dessa planta.

 
Lírio-da-paz

Apesar de bela, ela é uma planta venenosa por ter oxalato de cálcio, que pode causar sintomas semelhantes aos da Dieffenbachia. Ingestão pode levar a irritação oral, inchaço das vias aéreas e dificuldade respiratória. Vale ressaltar que seu veneno é prejudicial para humanos e animais, principalmente os gatos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.