Apesar da planta ser extremamente popular e fazer parte dos lares de milhares de pessoas, a Comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica, e em casos extremos, a ingestão de suas partes pode ser potencialmente fatal, especialmente se grandes quantidades forem consumidas. Ou seja, é importante ter cuidado com o contato com ela, pois pode gerar vários outros tipos de inflamação.
Confira também: Quais são os cactos que dão flores?
Qual a letalidade de Comigo-ninguém-pode?
A problemática é ingerir a planta em grandes quantidades, pois pode gerar resultados graves, como problemas respiratórios e falência de órgãos, que podem ser fatais se não tratados. Outro problema envolvendo a Comigo-ninguém-pode é gerar irritação com a pele, mas isso não é fatal.
Sintomas de intoxicação
Se tiver contato com a boca, a planta pode gerar queimação na boca, além de gerar salivação excessiva, dificuldade para engolir, vômito, dor abdominal, e, em casos graves, dificuldade respiratória e inchaço das vias aéreas. Em casos de contato com a pele, pode gerar vermelhidão, coceira, e irritação, podendo ocorrer bolhas e inflamação em casos mais graves.
Os primeiros socorros são lavar imediatamente a área afetada com água e sabão. Isso ajudará a remover a seiva e reduzir a irritação. Aplicar compressa fria também pode ajudar a aliviar a dor e o inchaço. Vale ressaltar que não é indicado induzir o vômito sem orientação médica. Lembrando que é importante procurar um médico o mais rápido possível ou entrar em contato com um centro de controle de envenenamento.
Prevenção com a Comigo-ninguém-pode
É importante usar luvas quando for manusear a planta para evitar o contato direto com a seiva. Inclusive, é extremamente importante deixar a planta fora do alcance de crianças e animais de estimação.