A planta Cica, também pode ser encontrada no Brasil pelo nome sagu-de-jardim, e se destaca por ser uma planta volumosa que lembra uma pequena palmeira. Apesar de fazer parte de alguns jardins pelo país, ela é nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão. Apesar da sua beleza, é importante se atentar com ela, pois é tóxica quando ingerida, mesmo sendo usada para alguns tratamentos medicinais.
A Cica é tóxica por inteira, tanto que a sua semente é a que contém a maior concentração de toxinas. As folhas e o tronco possuem propriedades tóxicas, mas em menor grau. O motivo disso, é que a Cica possui cicasina, uma neurotoxina e hepatotoxina que pode causar danos graves ao fígado. Outro componente prejudicial para a saúde é a Beta-metilamino-L-alanina (BMAA): Uma neurotoxina que pode causar danos ao sistema nervoso.
Sintomas que a Cica pode dar
Alguns dos sintomas de intoxicação pela Cica é ter náuseas e vômito, dor abdominal com diarréia, icterícia que deixa os olhos e a pele amarelada, por atacar o fígado, além de sentir fraqueza e fadiga. Nos animais, é preciso se atentar se o bichinho tem letargia e falta de apetite, além de ter icterícia igual aos humanos, podendo ter em casos graves, convulsões e tremores.
Como manusear a Cica?
Se tiver a planta em casa, saiba que é indicado manuseá-la com luvas para evitar o contato direto com as toxinas. É importante deixá-la longe do alcance de crianças e animais de estimação. Se perceber que o animal ingeriu a planta, procure imediatamente um médico veterinário.