A Cassutinga, é uma planta que também pode ser encontrada pelo nome Cipó-mil-homens é bastante comum na caatinga e no cerrado brasileiro. Ela é popular por ser uma planta medicinal e ter diversos benefícios para a saúde, ajudando em problemas estomacais e até para baixar a febre.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Azaleia
Benefícios da Cassutinga
A Cassutinga possui propriedades que podem ajudar no controle da glicemia, por conta da hipoglicemiantes. Assim, também é indicada para tratamento de diabetes tipo 2 para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ela também é uma planta com ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do corpo e favorecendo o funcionamento dos rins.
Outro benefício da planta é ser anti-inflamatória, especialmente no trato urinário. Também pode ajudar no tratamento gástrico, como vômitos, diarreia com sangue e para baixar a febre.
Como fazer o chá de Cassutinga
Para fazer o chá dessa planta, saiba que é aconselhável usar as folhas secas, junto com um litro de água. Em seguida, ferva a água e adicione as folhas, deixando-a curtir por cerca de 5 a 10 minutos. Após esse processo, desligue o fogo e deixe a infusão descansar por mais 10 minutos. Coe o chá e está pronto para ser consumido.
O mais indicado é consumir o chá 2 a 3 vezes ao dia. É importante não exagerar na quantidade para evitar possíveis efeitos colaterais. Lembrando que, o mais indicado em casos persistentes é procurar um médico para entender melhor o que está acontecendo com o seu corpo.