Originária da África do Sul, a planta Ave do Paraíso chama a atenção por ter folhas verdes grandes e flores espetaculares, que lembram um pássaro. Ela também pode ser encontrada pelo nome Strelitzia reginae ou estrelícia, porém no Brasil o mais comum é a ave-do-paraíso. Ela pode ter aproximadamente 1,20m de altura, de folhas duras e grandes e é cultivada em jardins nas regiões tropicais, ambiente no qual lhe favorece.
As suas flores podem ter até 15cm e possui uma mistura de laranja com azul, fazendo com que destaque ainda mais a sua beleza. O seu crescimento pode ser relativamente lento, mas pode formar touceiras (conjunto de plantas da mesma espécie que nascem muito próximas entre si) com o tempo.
Detalhes de como cuidar da Ave do Paraíso
Quem quiser cultivar uma Ave do Paraíso, saiba que elas preferem o calor com dias ensolarados, porém também conseguem aguentar geadas leves, já que é sensível ao frio intenso. O solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica, precisando ter equilíbrio.
Apesar de gostar do sol, ela também consegue crescer em meio-sombra e precisa regularmente de água, pois o solo precisa estar sempre úmido, porém não encharcado. Durante o inverno, a quantidade de água pode ser reduzida. Ela é capaz de se multiplicar, quando estiver em um ambiente propício e as sementes devem ser frescas quando plantadas. A geminação pode levar até dois meses.
No momento da poda, remover as folhas secas e, apesar de ser resistente a pragas, pode ser atacada por pulgões, cochonilhas e ácaros.