Também conhecida por Orquídeas Borboleta, a Phalaenopsis é uma ótima opção para quem procura ter em casa uma orquídea elegante, sendo que essa espécie é uma das mais populares e cultivadas no mundo. Sua beleza, durabilidade e facilidade de cultivo a tornam uma escolha favorita tanto para iniciantes quanto para colecionadores experientes.
Confira também: Cerrado: A riqueza e a importância do segundo maior bioma do Brasil
Ela se destaca por ter folhas largas e suculentas, sendo geralmente verdes escrituras que crescem em uma roseta basal. Sua flor são o principal charme, por serem grandes, vistosas que podem durar várias semanas, por isso sua popularidade. Elas vêm em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, amarelo e até tons de roxo. Algumas espécies e híbridos têm flores com padrões ou manchas.
Já o caule, possui hastes florais que podem crescer de forma longa, com várias flores alinhadas ao longo delas. As raízes são espessas e suculentas, adaptadas para absorver umidade do ar.
Como cuidar de uma Phalaenopsis
Ela é uma planta que prefere luz indireta e filtrada de preferência, pois a luz direta do sol pode danificar suas folhas. Mas, ela não tolera ficar o tempo todo na sombra, pois isso pode atrapalhar na floração, então coloque-a na luz indireta de formas estratégicas durante o dia, sem abusar do tempo.
A rega precisa se somente quando as raízes estiverem secas, evitando o excesso de água, pois as raízes podem apodrecer. Um bom indicativo é regar a planta a cada 7 a 10 dias, dependendo das condições de umidade e temperatura.
Ela também é uma planta que aprecia alta umidade, entre 50% e 70%. Em ambientes secos, é indicado usar um umidificador ou colocar a planta sobre um prato com pedras e água (sem que o fundo do vaso toque a água).