A planta Amaranto possui uma beleza própria e chama a atenção por suas folhas verdes, com uma floração de cascata que podem variar de cores. Na história, ela é considerada uma planta antiga, cultivada por civilizações como os astecas e os incas. Além da sua beleza, a Amaranto também pode ter benefícios para a saúde, enquanto adiciona uma beleza valiosa ao jardim.
Suas sementes são ricas em proteína, tendo também fibras, vitaminas e minerais. Elas podem ser comestíveis, já que seus grãos podem ser utilizados inteiros, como farinha ou em flocos. As folhas também podem ser utilizadas como hortaliças, semelhantes ao espinafre, sendo ricas em vitaminas A, C, e K, além de minerais como cálcio e ferro.
Outros benefícios da Amaranto
Como tratamento medicinal, a Amaranto pode ser usada para tratar inflamações, diarreias e problemas respiratórios. Suas sementes são usadas para reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico.
Como cultivar a Amaranto?
Ela é uma planta que gosta do sol, mas pode tolerar a sombra parcial. Seu solo precisa ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Para cultivá-la, plante suas sementes após a última geada, espalhando-as pela terra. É recomendado que a planta tenha um espaçamento de 20 a 30 cm entre as plantas para permitir um bom crescimento.
A vantagem de ter a Amaranto, além dos benefícios da saúde e decoração, é também por ser uma planta resistente à pragas. Porém, é importante ficar atento na proliferação de pulgões e lagartas.
O momento da colheita pode ser de forma contínua, começando pelas folhas mais jovens. As sementes aparecem quando as flores começam a secar, permitindo que seja possível tirar as sementes dela. Seque-as bem antes de armazenar.