A Abacaxi Roxo, também pode ser encontrada por outros nomes como Tradescantia spathacea ou Rhoeo spathacea. Ela é uma planta ornamental bastante popular devido às suas folhas coloridas, com tons de roxo e verde, se destacando também pode ser resistente, o que a torna fácil de cuidar, sendo perfeita para interiores ou jardins.
Confira também: Coqueiros de jardim: Aprenda a trazer beleza e elegância ao seu espaço
Para tê-la em casa, saiba que a Abacaxi Roxo é uma planta que prefere luz de forma indireta e tolera ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. No entanto, pode tolerar sol direto em horários mais amenos, como o início da manhã ou o final da tarde, o ideal é mantê-la em locais com luz filtrada ou sombra parcial. Em regiões muito quentes, evite o sol direto nas horas mais intensas, pois isso pode queimar as folhas.
Sobre a rega, ela precisa ser moderada, mantendo o seu solo levemente úmido, mas nunca encharcado. No verão, regue cerca de 2 a 3 vezes por semana, ou quando o solo começar a secar na superfície. No inverno, reduza a frequência para 1 a 2 vezes por semana, dependendo da umidade do ambiente. É indicado deixar o solo secar completamente para vir com uma quantidade de água novamente.
Lembrando que o solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Um substrato para plantas ornamentais ou um mix de terra comum com areia e húmus de minhoca é ideal. A adubação também pode ser feita e é indicado fertilizar a cada 2 meses durante a primavera e o verão, utilizando um adubo líquido balanceado ou específico para plantas de folhagem.