O piolho é um inseto que pertence à ordem Phthiraptera, o qual é transmitido principalmente pelo contato direto entre as cabeças ou pelos de pessoas infestadas e pessoas não infestadas, assim, através do compartilhamento de objetos pessoais, como pentes, escovas, chapéus e roupas, assim, fazendo com que ele se aloque no pelo das pessoas.
Apesar da transmissão fácil, os piolhos não conseguem causar a morte de uma pessoa, mesmo com características de hematofagia, precisando de sangue para sobreviver. Porém, nos casos graves, os piolhos, podem causar uma infestação severa e prolongada, e levar a problemas como anemia, especialmente em crianças, mas é muito difícil de acontecer.
A seguir, confira os principais sintomas da infestação de piolhos, veja:
- Coceira: O sintoma mais comum é a coceira intensa no couro cabeludo, pescoço ou outras áreas afetadas. A coceira é causada pela reação alérgica à saliva dos piolhos.
- Irritação na Pele: Arranhões causados pela coceira podem levar a irritação e, eventualmente, a infecções secundárias.
Leia também: Sonhar com piolho significa morte? Entenda o significado espiritual
Quais características do piolho?
A partir de agora, confira as principais características dos piolhos e como identificar eles, veja:
Tamanho e Aparência:
- Comprimento: Os piolhos adultos têm cerca de 2 a 3 milímetros de comprimento, sendo comparáveis ao tamanho de uma semente de gergelim.
- Cor: Geralmente são de cor acinzentada ou marrom, embora possam parecer mais escuros ou avermelhados após se alimentarem de sangue.
- Forma: Têm um corpo achatado, segmentado, com seis pernas que possuem garras adaptadas para segurar os cabelos ou pelos do hospedeiro.
Ciclo de Vida:
- Ovo (Lêndea): Os piolhos fêmeas depositam os ovos (lêndeas) que ficam presos aos fios de cabelo ou pelos. As lêndeas são muito pequenas, esbranquiçadas ou amareladas, e difíceis de ver a olho nu.
- Ninfa: Após cerca de 7 a 10 dias, os ovos eclodem e liberam as ninfas, que são piolhos jovens. As ninfas são semelhantes aos adultos, mas menores.
- Adulto: Cerca de 7 a 10 dias após a eclosão, as ninfas se tornam adultos, prontos para reproduzir.
Alimentação:
- Os piolhos são parasitas hematófagos, o que significa que se alimentam de sangue humano. Eles mordem o couro cabeludo ou a pele do hospedeiro para se alimentar.