Piolho-de-galinha pode transmitir para humanos? Sintomas, cuidados e como acabar com a praga

O piolho-de-galinha pertence aos ectoparasitas que infestam aves, incluindo galinhas, os quais estão divididos em dois tipos, são eles: piolho-mastigador, que se alimenta de penas e pele morta, e o piolho-sugador de sangue, que se alimenta do sangue das aves, sendo o primeiro o mais comum entre de infestar as galinhas.

Este ectoparasita, o piolho-de-galinha, tem como principal hospedeiro as galinhas e aves, onde eles conseguem sobreviver, reproduzir e manter a vida de uma maneira tranquila, assim, sendo difícil de ser encontrado nos humanos, onde não conseguem realizar suas atividades vitais. Porém, quando estão no corpo dos seres humanos, acabam mordendo e incomodando.

Conheça os principais sintomas causados pelo piolho-de-galinha nos seres humanos, veja:

  1. Coceira: Pequenas mordidas podem causar coceira intensa e irritação na pele.
  2. Vermelhidão e Erupções Cutâneas: A pele pode apresentar vermelhidão, pequenas erupções cutâneas ou pústulas no local das mordidas.
  3. Sensação de Movimento na Pele: Algumas pessoas relatam a sensação de algo se movendo na pele.

Para cuidar e evitar que os piolhos-de-galinha tomem forma e incomodem o corpo humano, é preciso tomar banho com água morna e sempre lavando a pelo com sabão, trocar e lavar as roupas de cama com certa frequência e sempre ficar atento a algum sintoma diferente em seu corpo, fazendo consultas regulares no médico.

Leia também: Como saber se o pintinho é galo ou galinha

Como saber se a galinha está com o piolho-de-galinha?

Para identificar se a galinha ou ave está contaminada com o piolho-de-galinha, você deve ficar atento aos seguintes sintomas no corpo do animal, confira:

1. Comportamento Agitado e Irritabilidade

  • As galinhas infestadas por piolhos costumam ficar inquietas e agitadas. Elas podem parecer constantemente desconfortáveis, se coçando e se bicando para tentar aliviar a irritação causada pelas mordidas dos piolhos.

2. Coceira Excessiva

  • Um dos sinais mais evidentes é a coceira excessiva. As galinhas se bicarão frequentemente, especialmente nas áreas onde os piolhos são mais comuns, como sob as asas, ao redor da cloaca e na base do pescoço.

3. Perda de Penas

  • A perda de penas ou áreas de plumagem irregular podem ser observadas. As penas podem parecer danificadas ou quebradas devido ao constante bicar e coçar das galinhas tentando se livrar dos piolhos.

4. Vermelhidão e Inflamação da Pele

  • A pele das galinhas pode ficar vermelha, inflamada e até mesmo com pequenas feridas ou crostas devido à irritação causada pelos piolhos e pela auto-bicagem.

5. Redução na Produção de Ovos

  • As galinhas que sofrem com infestação de piolhos podem mostrar uma queda na produção de ovos. O estresse e o desconforto causados pelos piolhos podem afetar negativamente a sua capacidade de botar ovos regularmente.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.